Presidente da Fenam visita São José do Rio Preto diante de denuncias de perseguição contra médicos e sindicato
- 29 de ago.
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Dr. Geraldo Ferreira, esteve em São José do Rio Preto entre os dias 28 e 29 de agosto, após receber denúncias de que a gestão municipal estaria promovendo perseguições à classe médica e ao Sindicato dos Médicos local. A visita teve como objetivo apurar os fatos, ouvir profissionais e autoridades e intermediar um diálogo entre sindicato e prefeitura.

Bottas pede reunião
Após a divulgação prévia do Sindicato, de que o presidente da Fenam estaria prestigiando o município com uma visita, o secretário de saúde, Dr. Rubem Bottas, entrou em contato com a Federação e solicitou uma reunião presencial com o presidente durante a visita.
Porta fechada
Recebido no dia 28 pela diretoria do sindicato, médicos e autoridades locais, como vereadores e representante do Conselho Tutelar, Dr. Geraldo ouviu relatos, analisou provas apresentadas e, em seguida, dirigiu-se à prefeitura, juntamente com a diretoria do Sindicato, para a reunião agendada.
Ao chegarem na prefeitura, de pronto o prefeito já demonstrou hostilidade ao negar a entrada de qualquer membro da diretoria sindical, aceitando apenas a participação de Dr. Geraldo – sozinho – o que aos olhos da Fenam já foi interpretado como um ato autoritário e hostil contra instituição sindical que, de sua parte, não apresentou qualquer objeção em dialogar com o prefeito. Porém, diante da situação, a administração municipal prometeu que essa reunião seria sucedida por uma outra, no dia seguinte, com os dirigentes sindicais. Diante disso, Dr. Geraldo, visando primariamente uma intermediação, aceitou as condições do prefeito para um diálogo.
Reunião
Durante o encontro, o presidente da Fenam questionou a legalidade da sindicância instaurada contra médicos terceirizados, que segundo os relatos e documentos da sindicância apresentados, ocorreu sem direito de defesa e resultou em exigências de demissão encaminhados pela prefeitura à Funfarme – mesmo sem esta possuir competência legal para interferir na gestão de funcionários de uma entidade terceirizada.
Outro ponto levantado foi a divulgação, pela administração municipal, de vídeos expondo a imagem dos médicos ainda durante a investigação. Ferreira solicitou a reintegração dos profissionais, mas o prefeito se eximiu de responsabilidade, atribuindo a decisão exclusivamente à Funfarme.
O presidente da Fenam também criticou o pedido de desocupação da sede do sindicato, instalada há quase 30 anos em terreno público. Questionado, o prefeito afirmou que todos os imóveis concedidos estavam sendo retomados, mas não apresentou documentos que comprovassem essa medida.
Proposta polêmica
Durante a reunião, o prefeito ainda sugeriu que os processos administrativos abertos contra a presidente do sindicato, Dra. Merabe Muniz, poderiam ser suspensos caso a Fenam a afastasse da liderança sindical. A proposta foi classificada por Dr. Geraldo como “abusiva e antidemocrática”, lembrando que mandatos sindicais são definidos pela categoria e não podem ser cassados por interferência política.
O encontro terminou com promessa do secretário municipal de Saúde de comparecer no dia seguinte a uma reunião na sede do sindicato. No entanto, a classe médica não ficou surpresa nesta sexta-feira (29), quando o secretário não compareceu. De fato, essa era a principal aposta entre os médicos que foram ao sindicato sob a possibilidade de diálogo com o secretário de saúde.
Coletiva de imprensa
O sindicato deu seguimento na agenda do dia, seguindo para uma coletiva de imprensa. O presidente da Federação Nacional Médica lamentou a ausência do secretário e afirmou que a gestão municipal demonstrou “autoritarismo e falta de compromisso com o diálogo democrático”. O dirigente anunciou ainda que identificou perseguição não apenas nas sindicâncias, mas também nas medidas adotadas contra a diretoria sindical.
Nomeação na Federação
Como resposta institucional, o presidente da Fenam anunciou a nomeação da Dra. Merabe Muniz para ocupar uma diretoria nacional da entidade, responsável por tratar de assuntos relacionados à setores de urgência e emergência em todo o país. A dirigente aceitou o convite com entusiasmo, declarando sentir-se honrada com a oportunidade de ampliar sua atuação em defesa da categoria em nível nacional. Essa nomeação não afasta Dra. Merabe de sua posição como presidente do Sindicato dos Médicos; ao contrário, fortalece o sindicato, com uma cadeira na instituição nacional.

Próximos passos
Apesar dos entraves, o secretário de Saúde comunicou por telefone que estaria disposto a receber o sindicato na secretaria. Para formalizar o pedido, a Fenam e o Sindicato elaboraram um ofício conjunto que será entregue na próxima semana como mais uma tentativa de diálogo, antes que medidas de intervenção sejam adotadas pela Federação.
Após a coletiva, Dr. Geraldo e Dra. Merabe visitaram o Hospital de Base, onde foram muito bem recebidos pelo diretor Dr. Horácio Ramalho com o qual tiveram uma reunião amistosa. A agenda incluiu uma visita às instalações da unidade, referência nacional em saúde pública.
Ao encerrar sua visita a São José do Rio Preto, o presidente da Fenam despediu-se com a promessa de que retornará ao município, e convidou a presidente do Sindicato para uma agenda próxima em Brasília.








Comentários